sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Vingança de Gaia - A extinção dos seres humanos




A Hipótese de Gaia é uma tese que sustenta ser a Terra um ser vivo. A hipótese foi apresentada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, afirmando que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular suas próprias condições de meio-ambiente. Com o aquecimento global a hipótese tem ganhado credibilidade entre os cientistas. O equilíbrio natural foi rompido pelo fenômeno, tese desenvolvida no livro “A Vingança de Gaia” de Lovelock.

Em 2006 afirmou que o mundo já ultrapassou o ponto de não retorno quanto às mudanças climáticas e a civilização como a conhecemos dificilmente irá sobreviver. Os esforços para conter o aquecimento global já não podem obter sucesso completo.

Pelas estimativas de Lovelock a situação se tornará insuportável antes mesmo da metade desse século. Modelos matemáticos mostram que o clima está a ponto de fazer um salto para um novo estágio de aquecimento. Mudanças geológicas normalmente levam milhares de anos para acontecer. As transformações atuais estão ocorrendo em intervalos de poucos anos.

Pela Hipótese Gaia, organismos que afetem o ambiente de maneira negativa serão eliminados. Como o Aquecimento Global é acelerado pelo homem, há chances da humanidade ser extinta. Até o fim do século, é provável que cerca de 80% da população humana desapareça. Os 20% restantes viverão no Ártico e em poucos oásis em outros continentes, onde as temperaturas forem mais baixas.
Lovelock alega que a maioria dos seres humanos morrerá de fome. Com a mudança climática, será impossível cultivar alimentos ou criar animais de abate. Os humanos migrarão para os oásis que sobrarem ou para as regiões mais frias e viverão com escassez de comida e de água.

O livro “A Vingança de Gaia” conta que o planeta vai se recuperar das tragédias provocadas com o Aquecimento Global. Como o exemplo de 55 milhões de anos atrás, quando ocorreu um evento semelhante ao de agora. Os seres vivos migraram para as regiões polares e ficaram milhares de anos por lá. Quando a temperatura global voltou a cair, retornaram. O sistema Gaia, portanto, não está ameaçado, apenas levará 200 mil anos para se recuperar. Embora o planeta sobreviva, os seres humanos serão extintos, como uma resposta contra o efeito negativo que o homem provoca.
______________________________________________
Título: A Vingança de Gaia
Autor: James Lovelock
Editora: Intrinseca
Edição: 1
Número de Páginas: 160
Resenha: Um alerta para a Humanidade, más notícias, o aquecimento global é um processo irreversível, e, para que a Terra não seja inabitável já nas próximas décadas, é bom começar a trabalhar agora para minimizar seus efeitos 'A Vingança de Gaia' é o alerta de que a Terra pode estar se preparando para tornar a vida difícil para o Homem. Quem avisa é James Lovelock, um dos pais do movimento verde e autor e entusiasta da Teoria de Gaia, que acredita ser a Terra um organismo vivo, que sabe se defender do ataque de parasitas. E, neste momento, avisa ele, os parasitas somos nós, que exploramos sem dó os recursos naturais do planeta e empesteamos a atmosfera com gases poluentes. Em 'A Vingança de Gaia', Lovelock não se limita a apontar problemas. Também dá sugestões de soluções, entre elas a polêmica defesa da energia nuclear como um mal menor e uma forma de a Humanidade ganhar tempo. E o tempo, alerta ele, é curto.

4 comentários:

Ráisa Carvalho disse...

to com muita vonrade de ler esse livro! Minha prof de ecologia tinha comentado sobre ele no último semestre.

Anônimo disse...

se não fizer nada seremos uma raça extinta a terra tá doente.

carlosabreupt disse...

A única coisa permanente é a mudança.

heráclito

carlosabreupt disse...

única coisa permanente é a mudança.

heráclito