sexta-feira, 18 de abril de 2008

"Não há consenso sobre "Aquecimento Global"


O professor e coordenador do Curso de Ciências Biológicas do UniLaSalle, Jairo Luis Candido explica de forma didática o Aquecimento Global.
Veja a entrevista:

O que é Aquecimento Global?

Acredita-se que é o "Efeito Estufa", fenômeno natural, provocado pela composição química de nossa atmosfera, retendo calor e garantindo a vida no planeta, esteja sendo intensificado pelo acúmulo de gases. Essa acumulação pode estar associada ao consumo exagerado de combustíveis fósseis, desmatamentos de grandes florestas e outras atividades humanas presentes em nossa sociedade.

Qual a situação real do planeta atualmente?

Não há consenso sobre isso. Muitos cientistas consideram que estamos num momento de transição. Alguns dizem que nos encaminhamos para uma situação realmente perigosa em termos climáticos e ambientais; outros afirmam que ainda é possível reverter o processo de catástrofe climática apregoado pela mídia em geral.

O protocolo de Kyoto é uma medida eficaz para deter o aquecimento do planeta?

O protocolo de Kyoto é um paliativo, mesmo assim importante no sentido de indicar um compromisso internacional de políticas ambientais. O Protocolo por si só não garante a reversão do processo de aquecimento, mas indica a possibilidade de entendimentos entre os países signatários nesse sentido.

O que representou a não assinatura dos EUA do Protocolo de Kyoto?

Como disse antes, sendo um protocolo de intenções esse documento representa um comprometimento quase simbólico dos países. Muitos dos que assinaram continuam tendo uma atitude pouco conservadora em vários sentidos, portanto não bastaria os EUA assinarem o Protocolo. Não podemos nos iludir e pensar que se os EUA tivessem assinado o Protocolo a situação estaria muito diferente.

A respeito do documentário “Uma verdade inconveniente” de Al Gore. Os argumentos apresentados no filme são reais ou só uma manobra política?


Os argumentos apresentados são considerados reais por parte da comunidade científica e fantasia por outra parte. Considero que da mesma forma que o Protocolo de Kyoto, o documentário foi importante no sentido de levar a discussão desse assunto a vários locais no mundo, provocar a discussão, o debate. É preciso que todos discutam sobre isso e não apenas os cientistas e políticos. Apesar disso não há como deixar de perceber que há sim um interesse pessoal de Al Gore na divulgação do documentário.

Quais as conseqüências futuras se o Aquecimento Global prosseguir nos níveis atuais?

Existem várias propostas, desde leves alterações nas estações e temperaturas médias anuais em diversas regiões até catástrofes ambientais sérias, como devastação de áreas de floresta, inundação de regiões costeiras, mudanças drásticas nas temperaturas médias anuais com conseqüências imprevisíveis na agricultura. Há previsões de 1 a 6 graus acima das médias anuais atuais.

O que o Aquecimento Global pode acarretar em algumas espécies?

Depende muito de qual modelo seguirmos, pois cada proposta deriva em um conjunto diferente de conseqüências ambientais que, por sua vez, acarretariam diferentes conseqüências na flora e fauna. Uma coisa é certa, se o aquecimento ambiental realmente está em processo e as temperaturas médias anuais forem significativamente alteradas - de 1 a 3 graus, por exemplo - teremos a perda de biodiversidade em algumas regiões, ou a migração de várias espécies para outras regiões do globo, o que pode gerar mais uma série de conflitos, ainda imprevisíveis.

0 comentários: