sexta-feira, 18 de abril de 2008

Futuro do planeta é incerto


Em entrevista, a aluna Gabriela Pasuch, do curso de Biologia, fala sobre o Aquecimento global:

Fala-se atualmente em duas possibilidades para o aquecimento global. Qual das correntes é a mais correta?

Não há comprovação de nenhuma dessas teorias. Acredito na causa geológica como a causa principal, mas não se pode desconsiderar a corrente antropogênica. A ação humana funciona como um acelerador e agravador do fenômeno. O planeta já passou por períodos de aquecimento e resfriamento em outras eras. A Terra sofreria com o aquecimento global independente da existência da raça humana. O que deve ser questionado é qual a nossa contribuição no desenvolvimento do processo.

Reduzir atividades humanas responsáveis pela emissão de gases estufa auxiliaria na desaceleração do processo?

Não há como responder a essa questão com total certeza. Independente disso, não seria aconselhável esperar uma certeza para que se comece a fazer mudanças. Não se pode mensurar o impacto da interferência humana no aquecimento global. Os dados que dispomos nos dão informações de outros períodos aquecimentos antes do surgimento da humanidade. Várias atividades humanas lançam na atmosfera gases que já fazem parte do Efeito estufa. Cada vez mais nós nos damos conta de que a industrialização mudou para sempre a relação entre o homem e a natureza. Certamente o aquecimento global não estaria se desenvolvendo dessa forma sem a nossa contribuição.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, conquistou a simpatia dos ecologistas apoiando medidas que limitam a emissão de gases na atmosfera. Ele tenta forçar o cumprimento do acordo do Protocolo de Kyoto mesmo contra a vontade do presidente G. W. Bush. Medidas como essas são suficientes?

Alternativas como essas podem ser consideradas válidas. Colocar o ambientalismo em discussão política pode ser uma forma de atingir uma maior conscientização. Mas não podemos ser tão otimistas a ponto de considerar essas mudanças como medidas eficazes para reverter a aceleração do aquecimento global.

O que podemos esperar para o mundo em razão do aquecimento global?

As conseqüências são variadas e não podem ser previstas com precisão. Espécies podem ser extintas, pessoas e animais estarão expostos à falta de água, cidades ou até países podem vir a desaparecer e há uma ameaça do aumento da fome. O mundo enfrentará ameaças constantes de enchentes, tempestades e erosão. Áreas que atualmente sofrem com a falta de chuvas se tornarão ainda mais secas. Mas nem tudo é apocalíptico. Pesquisas afirmam que enquanto os pedaços de gelo que se soltaram da Antártida vão derretendo, deixam pelo caminho os nutrientes que permaneceram congelados durante milhares de anos. Isso atrai microorganismos fotossintetizantes e formam um espécie de floresta marinha que serve de base para cadeia alimentar nesse continente. Com isso, percebe-se a formação de um novo ecossistema, o que aumenta a produtividade biológica na região.

0 comentários: