sexta-feira, 30 de maio de 2008

O que são os insetos...




A maioria das pessoas tem muitas idéias do que são insetos. Mas será que sabem mesmo o que eles são?

Apesar de sua fabulosa variedade, existem características comuns que definem os insetos. Vamos explicar de forma clara para que possam entender.

Os insetos pertencem ao incrivelmente numeroso grupo dos artrópodes, que se caracterizam por ter exoesqueleto quitinoso, e o corpo segmentado e dividido em partes e apêndices articulados. São artrópodes, mas não são insetos, as aranhas, os escorpiões, os caranguejos e as centopéias.
Vamos as características mais gritantes:
Seis patas: Os insetos pertencem ao grupo dos hexápodes, pois os adultos têm sempre três pares de patas, mesmo que não sejam do mesmo tamanho. Os grilos possuem patas traseiras formidáveis, enquanto que as dianteiras de algumas borboletas são quase invisíveis, apesar de úteis.

Sem esqueleto: Os mamíferos, peixes, aves e répteis são “vertebrados”: têm espinha dorsal, ou coluna vertebral. Os insetos, por sua vez, não possuem esqueleto interno, ou endoesqueleto. A parte de fora, chamada tegumento, é uma espécie de couraça, que protege e sustenta os músculos e demais partes do corpo. É o exoesqueleto, o esqueleto externo.

Três partes: O corpo dos insetos adultos é formado por três partes principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. O tamanho relativo destas partes varia muito.

Com asas: Muitos insetos perderam a capacidade de voar, mas não as asas. Outros as usam constantemente, como as moscas, que têm apenas um par desenvolvido, ou as libélulas, que têm dois. As asas podem ter escamas (como nas borboletas), ou podem surgir como um par de élitros duros e um par de asas membranosas (como nos besouros). Também existem insetos que não têm asas, como as pulgas e os piolhos.

Antenas: A presença de antenas é uma característica dos insetos. Elas funcionam como órgãos de paladar, olfato e tato, além de permitir a orientação e a conservação do equilíbrio.


Tamanho pequeno: Comparados aos animais de sangue quente, como aves e mamíferos, os insetos, em geral, são bem pequenos. Medem poucos centímetros, ou menos de um centímetro. Alguns são difíceis de serem identificados à primeira vista.


Os insetos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.

Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas e mosquitos), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).

A ciência que estuda os insetos é a Entomologia.

Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colêmbolos, eram agrupados com os insetos no grupo Hexápode, mas atualmente seguem um grupo parafilético Ellipura, tendo discussões filogenéticas relevantes no campo da biologia comparativa. Os verdadeiros insetos distinguem-se dos outros artrópodes por serem ectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. Muitos artrópodes terrestres, como as centopéias, mil-pés, escorpiões, aranhas, como também microartrópodes colêmbolos são muitas vezes considerados erroneamente insetos.

Veja mais informações sobre os insetos no Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inseto

3 comentários:

DK disse...

Quais são os insetos úteis e nosivos?por favor respondam logo é para adqui 20 minutos por favor!!!

Unknown disse...

Cara! Os insetos não possuem patas, a definição correta é PERNAS.
Portanto uma das (tem várias outras) principais características que diferencia esse grupo de todos os demais é a presença de três pares de pernas.

Anônimo disse...

por que os insetos são considerados organismos urucotélicos?
se puderem responder rapido, vou entregar amanhã